17/09/2012

DNS - Domain Name System. 
     
O DNS é um serviço de resolução de nomes. Toda comunicação entre os computadores e demais equipamentos de uma rede baseada no protocolo TCP/IP é feita através do número IP, porém não seria nada produtivo se os usuários tivessem que decorar/consultar uma tabela de números IP toda vez que tivessem que acessar um recurso da rede.
Por exemplo, você digita http://www.linux.com, sem ter que se preocupar e nem saber qual o número IP do servidor onde está hospedado o site. Mas alguém tem que fazer este serviço, pois quando você digita http://www.linux.com, o  protocolo TCP/IP precisa “descobrir” (o termo técnico é resolver o nome) qual o número IP está associado com o endereço digitado.
Se não for possível “descobrir” o número IP associado ao nome, não será possível acessar o recurso desejado. O papel do DNS é exatamente este, “descobrir”, ou usando o termo técnico, “resolver” um determinado nome, como por exemplo www.linux.com.
Resolver um nome significa, descobrir e retornar o número IP associado com o nome. Em palavras mais simples, o DNS é um serviço de resolução de nomes, ou seja, quando o usuário tenta acessar um determinado recurso da rede usando o nome de um determinado servidor, é o DNS o responsável por localizar e retornar o número IP associado com o nome utilizado.

Nenhum comentário: