25/08/2012

Tipos de redes

Os LAN

    LAN significa Local Area Network (em português Rede Local). Trata-se de um conjunto de computadores que pertencem a uma mesma organização e que estão ligados entre eles numa pequena área geográfica por uma rede, frequentemente através de uma mesma tecnologia (a mais usada é a Ethernet).
    Uma rede local representa uma rede na sua forma mais simples. A velocidade de transferência de dados de uma rede local pode variar entre 10 Mbps (para uma rede ethernet por exemplo) e 1 Gbps (em FDDI ou Gigabit Ethernet por exemplo). A dimensão de uma rede local pode atingir até 100 ou mesmo 1000 utilizadores.


Os MAN

    Os MAN (Metropolitan Area Network, ou redes metropolitanas) interligam vários LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilómetros) com débitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local.         
    Um MAN é formado por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (em geral em fibra óptica). 

Os WAN

    Um wan (Wide Area Network ou rede vasta) interconecta vários LANs através de grandes distâncias geográficas.
    Os débitos disponíveis num WAN resultam de uma arbitragem com o custo das ligações (que aumenta com a distância) e podem ser fracos.
    Os wan funcionam graças a switchs que permitem escolher o trajecto mais adequado para atingir um nó da rede.
    O mais conhecido dos WAN é a Internet.



 



Nenhum comentário: